terça-feira, 24 de novembro de 2009

SILENT HILL Homecoming. O TERROR ESTA DEVOLTA

Saiba mais sobre os primeiros momentos de Homecoming.
O título atribuído ao mais novo game da franquia Silent Hill não foi escolhido casualmente. Homecoming, ou “o retorno a casa” em uma tradução livre para o português, retrata a jornada de Alex Shepherd para sua cidade natal de Shepherd’s Glen. Além de focar na vida do veterano de guerra, o jogo também retoma as origens do que a própria cidade de Silent Hill significa: um lugar realmente assustador.

Recentemente, diversas informações sobre o jogo foram reveladas. Muitas delas deram as caras na Electronic Entertainment Expo (E3) de 2008, enquanto o restante amedrontou os espectadores da Games Convention. As primeiras horas já puderam ser conferidas, e podemos afirmar que a rotina de Shepherd não será nada fácil.



Lutando contra o desconhecido

A atmosfera de Silent Hill sem dúvidas está presente em Homecoming. O game se inicia literalmente dentro de um pesadelo, em que o protagonista Alex encontra-se preso em uma maca no famoso Alchemilla Hospital (local conhecido pelos fãs da série).

Shepherd é arrastado pelos corredores do sinistro hospital, enquanto luta para tentar se livrar das amarras que o prendem. Enquanto isso avista várias paisagens e seres nada agradáveis. Finalmente, Alex é abandonado em uma sala de operações onde nota a silhueta de um inimigo desferindo golpes em uma enfermeira com sua gigantesca espada.

Onde estou? Quem sou eu?

Nos momentos consecutivos, Alex encontra seu tão procurado irmão, Joshua, em um local aparentemente inalcançável devido a uma porta trancada. Shepherd está determinado a salvar seu irmão, mas para isso tem de encontrar um código de segurança para desbloquear o obstáculo — típico de Silent Hill, não? Após procurar pelos assustadores corredores, Alex encontra a senha de seis dígitos em uma máquina de raio-x. Quando o encontro aparentava estar prestes a se consolidar, Josh simplesmente foge de seu irmão.

Você então segue o menino até um banheiro, mas, ao invés de seu pequeno irmão você encontra uma faca enfiada em um espelho quebrado. Após adquirir sua nova arma, Alex escuta a famosa, e assustadora, sirene de ataque aéreo. Se nos games anteriores a transição do mundo “agradável” para o mundo aterrorizante já era assustadora, em Homecoming ela deve ser ainda mais intimidante.

Alterações nada agradáveis

Desta vez, a transição não irá ocorrer fora das câmeras em jogo, como ocorriam em todos os jogos da série. Tudo acontece em tempo real, em animações que se assemelham muito a adaptação cinematográfica da franquia, lançada em 2006.

O terror chegará em tempo real. O ambiente começa a se alterar gradualmente, enquanto ferrugem e podridão surgem por toda parte sob meio de geração espontânea. Além disso, a pintura das paredes começa a se desprender para um sentido contrário ao que normalmente ocorreria em nosso mundo. Quando tudo acaba, você se encontrará em um hospital completamente alterado, e inicia uma batalha com as enfermeiras características da franquia.


Nos outros games da franquia, muitos jogadores enfrentavam problemas ao encarar combates contra as diversas criaturas horrendas que compõem o game. Entretanto, em Homecoming esse fato promete ser extinto. O veterano de guerra possui uma excelente familiaridade com várias armas distintas, elevando-se a um patamar superior em relação aos protagonistas dos games anteriores.

A solução de seus problemas

Os golpes podem variar entre ataques fortes e fracos, e existe a possibilidade de combinar ambos para nocautear ou até mesmo incapacitar os oponentes. Você também terá a chance de dar um fim nos seus inimigos com um incrível golpe de execução, que irá exibir as famosas animações cinematográficas — algo muito comum nos jogos da atualidade.
Quem aí vai querer monstro fatiado?
Para se defender, é possível rolar e, em seguida, aplicar contra-ataques para demonstrar quem manda. Mas não pense que tudo será simples como parece, pois a inteligência artificial dos inimigos foi devidamente aprimorada para compensar o leque de habilidades de Shepherd. Como se não bastasse, você muitas vezes terá de enfrentar diversos inimigos de uma só vez, algo que irá obrigar o jogador a demonstrar toda sua destreza.

Fora as enfermeiras, o jogador também irá encontrar no banheiro diversas criaturas denominadas Swarm que possuem aspectos muito similares a insetos. Após encontrar Joshua no banheiro, Silent Hill novamente complica as coisas, e o pequeno irmão demonstra-se mais interessado em seu Robbie the Rabbit (o horripilante mascote do Lake Side Amusement Park). Mesmo após unir ambos, o pequeno Josh não pára de correr, e acaba guiando seu irmão mais velho até um elevador.

Compartilhando seus medos

Depois de todos esses conturbados acontecimentos, Alex retorna à realidade e acorda em um taxi dirigido por ninguém menos que Travis Grady, o protagonista de Silent Hill: Origins. O soldado então é deixado em sua cidade natal, Shepherd’s Glen, a qual aparenta compartilhar uma série de características com a famosa Silent Hill.


Ambas as cidades contam com sinais de boas-vindas, praticamente idênticos. Além disso, estão cobertas por uma misteriosa neblina, localizadas à beira do lago Toluca e contam com ruas que possuem nomes de pessoas (diretores de filme de terror, como é o caso de Shepherd’s Glen). O pouquíssimo número de habitantes é outro fator pertinente a ambas as cidades.

Homecoming também contará com elementos clássicos da franquia.

Quando o protagonista chega a sua casa, nota-se que as coisas não andam muito bem na família de Shepherd. Sua mãe informa que Josh desapareceu, e outra busca se inicia. Desta vez em um porão inundado, e com Alex contando com de um cano de ferro — utilizado também para quebrar objetos — e um novo monstro para ser abatido, o afiado Lurker. Com a promessa de encontrar seu irmão, Alex percorre o local até chegar a um jardim e seguir rumo ao cemitério de Shepherd’s Glen.

Obviamente, o local é extremamente assustador e conta com novas criaturas. Denominado Feral, o enorme e sem pele cão de caça possui ataques que podem deixar o jogador com um aspecto similar ao monstrengo — e isso não é nada agradável. Para complementar o clima, uma pessoa esquisita cava túmulos misteriosos. Nesta parte, o jogador tem de resolver um pequeno quebra-cabeça, algo que provavelmente irá ocorrer muito em Homecoming.

Ele está de volta!

Após estes eventos, o protagonista aparece subitamente na cidade que dá nome à franquia, Silent Hill. Diversos monstros habitam o local, e uma nova arma é encontrada, um machado contra incêndios. Obviamente, a nova arma será útil não só contra inimigos, mas também para quebrar obstáculos. Depois de perambular pela cidade, encontra-se o Grand Hotel, local em que Josh é novamente avistado.

Um amigo nunca lhe abandona. Além de seu irmão, outro ser também dá as caras. O monstrengo Needler é revelado, e possui uma aparência similar a uma aranha, mas com cabeça humana. Seus braços assemelham-se a foices e são extremamente fatais caso atinjam o jogador. Mas Needler não é a única criatura hospedada no Grand Hotel, e a outra, é muito mais assustadora.

Caminhando pelo hotel, é possível ouvir o som de passos pesados e metal sendo arrastado. Alex rapidamente se esconde atrás de um obstáculo e finalmente pode avistar o responsável pelos misteriosos barulhos: o temido Pyramid Head. Um dos monstrengos característicos da série irá retornar em Homecoming, e, provavelmente, de maneira mais aterrorizante do que nunca.

Proporções assustadoras

Um último ser é então apresentado, o misterioso Sepulchur. O primeiro chefe a amedrontar público dá jus a seu cargo, e tem uma aparência totalmente repugnante. Diversos sacos de carne cercam o demônio, que se assemelha a uma gigantesca árvore.


Silent Hill: Homecoming possui diversos aspectos característicos da série, e diversas novidades que devem aprimorar ainda mais o terror fornecido pelo jogo. Além disso, excelentes efeitos de luz e sombra dinâmica retocam o temido ambiente abrangido pelo título. Os problemas psicológicos de Alex aparentam ser realmente intrigantes, e a até então eterna busca pelo seu irmão deve gerar muitos acontecimentos. Ouse conhecer a aventura de Alex Shepherd em 30 de outubro, data em que a transição do mundo atual para Silent Hill: Homecoming ocorre no PC, Xbox 360 e PlayStation 3.

Prepare-se para enfretar os piores medos de sua vida.

2 comentários: